Destaques fora do Palácio de Diocleciano

DESTAQUES FORA DO PALÁCIO DE DIOCLECIANO

ORLA
A primeira orla do Palácio de Diocleciano foi estreita e não tinha as palmeiras e bares de moda como hoje, mas foi sempre um lugar romântico e sonhador com vista deslumbrante da inteira baia de Split. Nas todas épocas, tudo começava e acabava na Orla: os grandes amores, brigas, manifestações politicas, carnavais, … e nos últimos tempos na Orla acabam frequentemente as dietas, por causa dos numerosas doceiras que oferecem as delicias locais (pede o doce Rožata!) e os ótimos vinhos locais que cada ano ganham importantes prêmios mundiais.

PRAÇA PROKURATIVE
É a praça mais elegante e a maior da cidade, criada no século XIX no estilo monumental neo-renascentista veneziano, como homenagem à grande arquitetura italiana. É a representação de Split moderna e próspera que não pode esquecer as suas raízes imperiais. Suas arcadas e galerias vermelhas abrigam bares e restaurantes com vista para o mar, enquanto os prédios hospedam teatros, cinemas e sedes de várias organizações responsáveis de manifestações com grande tradição nessa praça, como o Festival de música pop de Split, Festival de jazz, Festival de flores, Festival do livro, Festival do vinho, e outros.

BAIRRO VAROŠ
O bairro Varoš tem um aspecto afetuoso porque foi criado pelos pescadores no século VI. Hoje é uma cartolina da cidade com suas graciosas igrejinhas do século IX, casinhas de pedra branca e telhados vermelhos com ervas aromáticas que crescem nos telhados, ruelas estreitas, e poesia de antiga vida mediterrânea. Abriga os melhores restaurantes de peixe na cidade, fornecidos pelos pescadores de Varoš que ainda hoje na minúscula marina do bairro, toda madrugada vendem o peixe fresco.
Durante a história esse bairro foi habitado por muitos escritores, jornalistas e pintores famosos. A convivência cômica e poética entre pescadores e artistas em Varoš, foi descrita em numerosos livros, filmes e novelas na televisão que eu não sei com certeza, se esse bairro existe mais na imaginação, ou na realidade.

A ORLA OESTE DE SPLIT
A Orla Oeste conecta a luxuosa marina de Split com a Orla Central no centro histórico da cidade. Foi reestruturada poucos anos atrás, E logo si tornou um lugar ainda mais freqüentado do que era antes. A razão são os novos bares de moda, ma sobretudo os novos bancos e espreguiçadeiras, cada um diferente da outro, projeto dos desenhistas croatas modernos. Você não apenas se deita nelas, sente-se uma estrela de cinema.

GALERIA MESTROVIĆ
E’ a galeria mais famosa de Split, situada no elitizado litoral oeste, fora do centro. Abriga as obras de Ivan Meštrovoić, mundialmente aclamado gênio da escultura do século XIX-XX, aluno preferido de Rodin. O maravilhoso prédio da galeria é um obra de arte também, projetada pelo próprio Meštrović. É um lugar com astral especial, onde reinam elegância, paixão e paz, criadas pelo “Michelângelo croata”.

COLINA MARJAN
Colina Marjan e' o parque de natureza na ponta da península de Split. E' um lugar de passeios, de lazer, de esporte, com a sua mata mediterrânea gostosa, circundada por três lados pelas praias e pelo mar cristalino, si tornou um lugar privilegiado. O almirante Vidilica, situado no leste da colina proporciona a vista deslubmrante da cidade de Split, e funciona como um otimo ponto de partencia pra esplorar a colina, cheia de trilhas na mata mediterranea e grutas dos eremitas que datam no inicio de cristianismo.

A MAIS AMADA PRAIA DA CIDADE – BAČVICE E O JOGO DE PITZIGIN
Apesar de ser pequena e de não ser a praia mais bonita da cidade, Bačvice e’ a praia mais amada, e’ central, a única praia de areia de Split, tem a bandeira azul pela limpeza perfeita do seu mar, e e’ rodeada pelos bares e clubes mais populares da cidade. Durante o dia na praia Bačvice e’ possivel assistir ao jogo espectacular de Pitziguin, uma espécie de voleibol acrobatico mas praticado na água, inventado nessa praia mesma. Não tem vencedores nesse jogo. O único objetivo e' exibir o corpo durante os saltos atléticos, mostrar poder e loucura correndo para impedir que a bolinha caia no mar, e merecer o aplauso da praia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *