PALÁCIO DE DIOCLECIANO
Foi construído no século III pelo Imperador Diocleciano, protegido pela UNESCO desde 1979 por ser o palácio imperial romano mais bem preservado no mundo. Apresenta nível de conservação que nem Roma possui. É um monumento vivo e extravagante: aqui ainda hoje moram 2 000 pessoas.
Não imaginem apenas um palácio: é um bairro imperial inteiro de 30000 m2 e com suas ruas intactas e praças romanas, Porões, Mausoléu, Templo de Júpiter, Entrada nos apartamentos imperiais, Praça sagrada Peristilo, Muralha e Portões, os vestígios dos Apartamentos imperiais, Banhos termais, Varanda, e Sala de jantar e com prédios antigos nos quais, durante a idade média, encaixaram-se elegantemente as habitações, lojinhas, bares e restaurantes criando o animado núcleo do centro histórico de Split.
Split é a única cidade no mundo que nasceu dentro de um palácio imperial romano. Sendo o palácio imperial romano mais bem preservado do mundo, os moradores de Split usufruem dos seus espaços incríveis como se fossem seus próprios salões de visita ao ar livre - os luxuosos salões criados pelos melhores artistas da antiguidade, os quais com um orçamento ilimitado os decoraram com extravagância: com esfinges egípcias originais de 4000 anos de idade por exemplo, e que só em Split não estão fechadas dentro de um museu, porque Split inteira é um museu ao céu aberto. A exuberante elegância antiga está a mão, faz parte da vida cotidiana de todos.
O palácio de Diocleciano não é o centro histórico de Split por inteiro, porem é o seu coração exótico, o ponto de referência para todas pessoas de Split e para numerosos turistas.